sexta-feira, 16 de julho de 2010
Amazonia
Dá pra acreditar? Bird diz que floresta amazônica pode ser extinta até 2020
Estou publicando aqui este arquivo de algumas novidades científicas e até algumas previsões, porém isto Não significa que creio cegamente em tudo o que leio e reproduzo. Coloco-os para análise e discussão com os leitores.
Vejam essa:
O aquecimento global pode provocar uma drástica extinção da Floresta Amazônica e uma escassez de água que afetará 77 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe. E - pasmem - logo ali em 2020. Pois este é o conteúdo de um relatório do Banco Mundial (Bird) apresentado há algumas semanas.
O relatório prevê também “o desaparecimento dos Andes.
O relatório “Desenvolvimento Mundial 2010: Desenvolvimento e Mudança Climática” adverte que os ecossistemas mais importantes estão sendo ameaçados nas nações latino-americanas e caribenhas.
O Bird destaca que ninguém está imune aos efeitos das variações do clima, mas que os países em desenvolvimento serão mais vulneráveis. Segundo as estimativas, esses países deverão arcar com uma parcela de 75% a 80% dos custos causados pelos danos provocados pelo fenômeno.
Para os países dessa região, as mudanças climáticas representam “a ameaça de multiplicar as vulnerabilidades, destruindo os progressos conseguidos com tanto esforço e prejudicando fortemente as perspectivas de desenvolvimento”.
A instituição adverte que os países desenvolvidos devem liderar esses esforços e reduzir abruptamente suas próprias emissões em até 80% até 2050, assim como colocar no mercado novas tecnologias e ajudar a financiar a transição dos países em desenvolvimento rumo à energia limpa.
Para o Banco Mundial, isso representa também uma ameaça para a energia hidrelétrica, fonte de eletricidade dominante em muitos países da América do Sul.
“O aquecimento e a maior acidez dos oceanos podem causar a extinção progressiva dos arrecifes do Caribe, que abrigam aproximadamente 65% das espécies de peixes da bacia”, afirma o Bird.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário